
- Dúvidas
- Por: Admin | 03/08/2022
Cirurgia Bariátrica: para quem?
A cirurgia bariátrica é, atualmente, o tratamento padrão ouro para casos selecionados de obesidade, sendo o método mais eficaz e com resultados mais duradouros na perda de peso e melhora de comorbidades relacionadas. Quando bem indicada, é capaz de mudar a vida do paciente, trazendo disposição, saúde física e mental.
Mas, para quem o procedimento é indicado?
Seguindo as diretrizes e normas do Conselho Federal de Medicina, dividimos a obesidade em “graus”, estando a cirurgia bariátrica indicada nos casos de “obesidade grau 2 associada a comorbidades” (diabetes, hipertensão, doenças osteoarticulares, apneia do sono, gordura no fígado, entre outras), ou nos casos de “obesidade grau 3”, sem a necessidade de outra condição associada. Em ambos os cenários, a cirurgia é o método de escolha após dois anos de tratamentos ou tentativas prévias de emagrecimento, sem o sucesso desejado.
Os graus de obesidade são divididos de acordo com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).
- Obesidade grau 2: IMC 35-40 kg/m2
- Obesidade grau 3: IMC > 40 kg/m2
No pré operatório, uma vez havendo a indicação cirúrgica, é de extrema importância um preparo multidisciplinar. Preferencialmente, realiza-se uma avaliação com profissional capacitado da psicologia (ou psiquiatria) e com nutricionista, a fim de aumentar a segurança, bem como identificar e melhorar fatores que possam vir a prejudicar os resultados pós operatórios. Em casos selecionados, outras avaliações podem se fazer necessárias, a depender do quadro clínico do paciente.
É imprescindível que a cirurgia seja indicada seguindo as normas e regulamentos médicos vigentes, bem como com respeito à vontade e interesse individual de cada paciente. É um assunto sério, com repercussões e mudanças para a vida toda. Sempre deve ser feita por um profissional adequado e capacitado, com formação e experiência em cirurgia bariátrica e metabólica.