
- Novidades
- Por: Admin | 03/08/2022
Cirurgia Bariátrica em Idosos: novos estudos
Semelhante aos indivíduos mais novos, a obesidade em idosos é acompanhada de uma piora relevante da qualidade de vida, muito marcada pelas dores em ossos e articulações, dificuldades de movimentação, dificuldades com o sono e com a respiração. Ainda, os idosos com excesso de peso sofrem muito mais com a polifarmácia - possuem a necessidade do uso de vários medicamentos, muitos dos quais miram nas comorbidades relacionadas ao excesso de peso, como diabetes e hipertensão.
Cada vez mais, estudos têm demonstrado que a cirurgia bariátrica contribui muito com a melhora da qualidade de vida e com a redução da mortalidade nos pacientes acima de 65 anos. Em abril de 2022, foi publicado um artigo referente a um estudo muito bem feito, utilizando dados do Medicare (seguro de saúde americano) coletados de 2013 a 2019. Incluíram 189.770 participantes, os quais foram divididos em dois grupos muito semelhantes (grupo que foi submetido à bariátrica X grupo “controle”). Analisaram a incidência de eventos graves e de morte por qualquer causa.
Os resultados? A cirurgia bariátrica apresentou uma redução de 60% da probabilidade de morte por todas as causas, 79% menos probabilidade de hospitalização por insuficiência cardíaca e 80% menor probabilidade de infarto. Não foi o primeiro ensaio a mostrar as vantagens e segurança em relação à bariátrica em idosos obesos - em 2015, Giordano e Victorzon (cirurgiões finlandeses) publicaram uma revisão sistemática com achados semelhantes.
Como conclusão, podemos inferir que a cirurgia bariátrica em pacientes acima de 65 anos é, além de segura, vantajosa à saúde, com melhoras significativas na morbidade e mortalidade.
Seguem as referências: - Mentias A, et al. Long-Term Cardiovascular Outcomes After Bariatric Surgery in the Medicare Population. J Am Coll Cardiol. 2022 Apr 19. - Giordano S, Victorzon M. Bariatric surgery in elderly patients: a systematic review. Clin Interv Aging. 2015 Oct 13.