O procedimento é realizado sob anestesia geral. São realizadas pequenas incisões e, em seguida, são introduzidos os trocateres e, por eles, são inseridas as pinças para a realização da operação. O abdômen é insuflado com gás-carbônico e pelos trocateres é introduzida uma ótica que permite a visualização das estruturas intra-abdominais que passam a ser manuseadas e operadas com o auxílio das pinças especiais para este fim.
Essa cirurgia pode ser realizada em diversas áreas como, por exemplo:
Indicações e vantagens
Antes que a videolaparoscopia seja realizada é fundamental fazer exames, como os pré-operatórios e a avaliação do risco cirúrgico. Desse modo, quando este exame explora a cavidade abdominal, é preciso, em alguns casos, esvaziar completamente o intestino usando laxantes sob indicação médica no dia anterior.
A maior vantagem da laparoscopia é a possibilidade de menor tempo de hospitalização, retorno mais rápidos às atividades profissionais, menos dor e chances de infecção e uma recuperação mais rápida. Em relação à estética, os cortes realizados deixam cicatrizes bem pequenas.
Hoje em dia, praticamente não há contraindicações da realização deste procedimento. Salvo, por exemplo, em pacientes com riscos anestésicos como descompensação clínica.
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso decookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.